Apple libera documentação de desenvolvimento para o Apple Watch

November 25, 2014
platao

A Apple liberou a documentação de desenvolvimento para o Apple Watch junto com a atualização do Xcode 6.2 – software que permite a criação de apps otimizados para o relógio inteligente da empresa. Também estão disponíveis os guias de design que orientam o desenho de interfaces das aplicações.

Há vários detalhes interessantes no WatchKit liberado pela Apple. Um deles é que todos os apps do Apple Watch rodam primeiramente no iPhone – que fica responsável pela instalação e administração de informações. O software do relógio é responsável apenas por carregar a interface e sincronizar os dados com a “base” do iOS.

Há três formas principais como os aplicativos exibem informações no Apple Watch – por meio de um atalho na tela principal, que invoca a versão integral do app; por meio do chamado Glance, que exibe informações relevantes de forma abreviada; e por meio de notificações otimizadas. Segundo a Apple, essas são as três principais oportunidades que podem ser exploradas pelos desenvolvedores.

“O Apple Watch representa um novo capítulo na relação das pessoas com a tecnologia”, escreve a Apple na página da documentação. “No começo de 2015, você poderá entregar experiências inovadoras para seus consumidores no pulso deles. Aprenda como as notificações de apps podem ser facilmente exibidas no Apple Watch. E se aproveitando do WatchKit, você pode levar seus apps ainda mais longe ampliando e melhorando suas funcionalidades no Apple Watch.”

Quem já desenvolve para iOS não deve ter problemas em se adaptar à nova plataforma, já que o núcleo do app continua rodando no iPhone, e é por aí que começa o processo de desenvolvimento. A arquitetura no Xcode também segue igual, e o software agora virá equipado com ferramentas de teste e debug dedicadas para aplicações do Apple Watch.

O relógio inteligente tem lançamento previsto para o começo do ano que vem nos Estados Unidos.

Fonte: www.info.abril.com.br